Qual modelo de churrasqueira ideal para você?
Existem diversos tipos de modelo de churrasqueira disponíveis no mercado, como:
– churrasqueira a carvão,
– churrasqueira gás,
– churrasqueira elétrica
– churrasqueira pré-moldada,
– churrasqueira a bafo,
– churrasqueira portátil
e até churrasqueira para apartamento.
Diante disso, apresentaremos os principais modelo de churrasqueira, suas vantagens e desvantagens.

a) Churrasqueira a carvão
A churrasqueira a carvão é o modelo de churrasqueira mais tradicional que encontramos no Brasil. É um modelo de churrasqueira que pode ser usada em diversas situações tanto para lazer como para profissionais.
Nela, a carne é preparada com o calor da queima do carvão, que costuma ficar abaixo da grelha e espetos.
A vantagem da churrasqueira a carvão é a praticidade pois não depende de gás ou de eletricidade para funcionar. Assim, pode ser usada em qualquer lugar como em um clube, em parques ou mesmo em algum acampamento.
Como desvantagem podemos citar a fumaça e os riscos. A fumaça é causada pela queima de gordura que pinga na carne ou por umidade que está no carvão. Quanto aos riscos , o churrasqueiro deve redobrar os cuidados para evitar acidentes e queimaduras, principalmente se a churrasqueira a carvão for acessa com álcool líquido.
Assim, a churrasqueira a carvão costuma ser a primeira opção quando pensamos em churrasco. Além de prática, é a mais barata.
b) Churrasqueira a gás
Churrasqueiras a gás não são novidade em uso profissional. Porém é recente o uso de churrasqueira gás em residências. Diferente da churrasqueira a carvão, a churrasqueira a gás precisa de um botijão de gás ou de gás encanado para funcionar.
Sendo assim, uma das desvantagens desse tipo de churrasqueira é a necessidade de ter o suprimento de gás no local do evento.
A vantagem da churrasqueira a gás é que ela queima a carne por igual, isto é, toda a peça é cozida da mesma forma. Com isso, não tem o problema de uma ponta da carne estar crua e a outra estar queimada. Essa diferença pode acontecer na churrasqueira a carvão, pois o calor do carvão não é igual dentro da churrasqueira.
Outra vantagem é que a churrasqueira a gás não faz fumaça, pois o radiador fica ao lado da carne. Isso é importante para quem quer fazer um churrasco em um apartamento ou em dia de frio.
Diante disso, a churrasqueira a gás é uma boa opção para lugares que tenham gás (em botijão ou encanado), além de preparar um churrasco mais saboroso.
c) Churrasqueira elétrica
A churrasqueira elétrica é aquela que usa a eletricidade para gerar o calor. Normalmente , a churrasqueira elétrica usa uma tomada para alta potência.
As vantagens da churrasqueira elétrica é a qualidade da carne cozida e de não gerar fumaça. Assim como na churrasqueira a gás, a carne é cozida por igual nesse tipo de churrasqueira tendo pouca diferença na peça de carne. Geralmente a churrasqueira elétrica não faz fumaça pois a gordura não pinga na carne.
O problema da churrasqueira elétrica é o consumo de eletricidade, pois demanda muita potência elétrica. Assim essa churrasqueira é boa para pequenas quantidades de carne em lugares que não podem fazer fumaça. Ideal para uma reunião de família em casa.
O churrasqueiro deve ter o cuidado de não usar uma churrasqueira elétrica em uma tomada de baixa potência. Isso pode causar acidentes e incêndios!
d) Churrasqueira a bafo
Churrasqueiras a bafo são usadas para cozinhar carnes por períodos longos. A churrasqueira a bafo funciona como uma panela fechada em que o calor do carvão é mantido dentro da churrasqueira por longos períodos. Com isso, é possível cozinhar carnes mais difíceis de cozinhas, como uma costela de boi.
A vantagem da churrasqueira a bafo é a qualidade da carne que fica bem cozida e tenra ao final.
Porém, consomem bastante carvão que deve ser reposto de tempos em tempos. Além disso, o tempo de cozimento é longo, podendo levar horas para finalizar alguns corte.
e) Churrasqueira sem fumaça
Como mencionamos acima, a fumaça é causada por umidade do próprio carvão ou por queimar a gordura que cai no carvão. Sendo assim, a churrasqueira sem fumaça é aquela que não usa carvão ou que não tem o aquecimento embaixo da carne.
Muitas das churrasqueira elétrica e a churrasqueira a gás tem o queimador no sentido vertical para evitar esse tipo de problema. Assim, o churrasco sai sem fumaça e o equipamento dura mais.
Churrasqueira sem fumaça que usa carvão, deve ter o queimador ao lado da carne e não embaixo.
Sendo assim, qualquer churrasqueira pode parar de soltar fumaça se forem tomados esses cuidados.
f) Churrasqueira de tijolo
A churrasqueira de tijolo ou pré-fabricada é usada por quem está sempre pronto para um churrasco. Elas são construídas em posição fixa, com tijolos e material refratário para suportar o calor.
Churrasqueira de tijolo é excelente para quem tem espaço e para churrasco com muitas pessoas. Afinal, a churrasqueira é grande e deve ser usada durante todo o evento.
Por outro lado, esse tipo de churrasqueira demora em aquecer e demanda maior quantidade de carvão. Assim, compre carne e carvão com sobra antes de acender a churrasqueira de tijolo.
Assim, pudemos ver algumas das opções de churrasqueiras que encontramos no mercado. Espero que esteja mais fácil decidir qual que churrasqueira é melhor para você.
E não esqueça de conferir como cuidar de sua tábua de madeira.